Essa especialidade tem tido muitos avanços devido à modernização dos aparelhos utilizados nessa terapia, como os aparelhos rotatórios que otimizam a instrumentação dos canais e os aparelhos de ultrasson que garantem uma melhor eficiência das substâncias irrigadoras. Eles contribuem para o adiantamento do tratamento clínico, possibilizando a realização da terapia endodôntica com maior rapidez, finalizando o canal em uma única sessão.
Salvar dentes, essa é a função do endodontista, que quando as bactérias comprometem a polpa do dente como consequência de cárie ou de trauma causado por um acidente.
Mas, ao contrário do passado, quando a intervenção de canal era associada à dor, hoje, a evolução dessa especialidade obteve uma série de benefícios. Para começar, o procedimento se tornou indolor e o especialista reduziu em muito o tempo de um tratamento de canal. Se antes eram necessárias até quatro idas ao dentista, hoje chega a ser finalizado em apenas uma visita de até duas horas.
A eficiência do tratamento também traz outra vantagem: o sucesso do procedimento reduz drasticamente o risco de reincidência no mesmo dente. Problema que pode ocorrer quando não se faz com exatidão a limpeza e desinfecção do canal.
Os nossos tratamentos endodônticos ( canal) são executados com motores endodônticos usando alta tecnologia em localizadores apicais com muita precisão no resultado final.