Reconstruções dentárias unitárias
Também conhecidas como blocos dentários, onlays ou inlays, servem para restaurar um dente quando com a coroa parcialmente comprometida, normalmente pela cárie. A peça protética recobre apenas a parte deteriorada da coroa dentária. Ela é colada com cimento odontológico depois da limpeza e preparação do local.
Existem diferentes materiais utilizados na confecção de próteses parciais fixas, sendo as mais comuns liga metálica – metalocerâmica, resina, porcelana e zircônia 3D (considerado o material mais estético).
Coroa dentárias
Prótese que substitui a coroa dentária quando está completamente deteriorada. Nestes casos, a raiz ainda pode ser mantida com tratamento de canal ou removida e substituída por implante dentário. A coroa dentária protética é feita em resina ou porcelana.
Quando a raiz ainda pode ser mantida, a coroa protética então é colada sobre o dente preparado ou sobre um pilar instalado dentro do canal tratado. Já quando o implante é indicado para substituir a raiz, a coroa protética é aparafusada sobre o implante.
Pontes Fixas – Prótese Dentária Fixa
Prótese de coroas múltiplas para preenchimento de um espaço maior. Ela também pode ser fixada sobre em implantes ou então sobre dentes previamente preparados usados como pilares. A indicação depende da deterioração dentária e radicular.
Próteses dentárias para todos os dentes – boca toda / reabilitações conhecidas como PROTOCOLO
Substitui a completa ausência dentária das arcadas. Por muito tempo, apenas a dentadura supria essa ausência, entretanto são conhecidos alguns desconfortos com esse tipo de prótese, como a mobilidade pela a falta de completa adesão e possíveis ferimentos.
A prótese total fixa veio como uma solução, porque fica completamente estável na boca para idosos, dando segurança para a pessoa falar, mastigar e sorrir.
A prótese é fixa sobre implantes dentários e pode ser confeccionada em resina ou em porcelana com estrutura interna metálica ou em zircônia metal free.